Duas reuniões realizadas na tarde de hoje definiram os vices de dois pré-candidatos ao governo gaúcho. O ex-ministro Tarso Genro (PT) ganhará companhia do PSB e o PP aceitou a proposta do PSDB para integrar a candidatura de reeleição da governadora tucana Yeda Crusius.
Até a semana passada, o PSB trabalhava com a hipótese de lançar candidato próprio ao Palácio Piratini. Depois da desistência do deputado federal Beto Albuquerque (PSB) de disputar o cargo, o partido decidiu se aliar ao PT, tradicional parceiro no Rio Grande do Sul. Beto Grill, ex-prefeito de São Lourenço e Cristal, ex-deputado estadual, será o nome do PSB para a cadeira de vice na chapa do PT.
Na reunião, o PSB definiu ainda que vai se coligar com o PCdoB na eleição para deputados estaduais e federais. O PCdoB também definiu apoio à chapa da Tarso em reunião realizada hoje.
No PP, a decisão do diretório estadual ratificou o acordo selado na quinta-feira passada, quando o pré-candidato ao Planalto José Serra veio a Porto Alegre costurar alianças. Na oportunidade, o PSDB informou que aceitava ceder a cadeira de vice ao PP, desde que os partidos separassem as coligações para deputado federal e estadual. Os partidos vão concorrer separados na disputa estadual e juntos para a Câmara Federal.
Segundo Pedro Bertolucci, presidente estadual do PP, a escolha do vice caberá somente ao partido. Os candidatos a vice terão uma semana para se apresentar, e o nome será discutido por uma reunião do diretório no dia 7 de junho. "As bases serão ouvidas", disse Bertoucci após a reunião, afastando a hipótese de influência do PSDB na escolha.
A governadora Yeda rompeu com o vice atual, Paulo Afonso Feijó (DEM), e especulava-que a tucana iria tentar indicar o perfil do companheiro de chapa para evitar um nome "trauma". "É o partido tem que cuidar disso. No casamento, temos que nos entender. O PP só tem gente boa. Não vamos criar problema para a candidatura dela", disse Bertolucci.
Vilson Covatti, deputado federal, e Jerônimo Goergen, deputado estadual, são dois dos prováveis nomes que devem se candidatar à vice de Yeda. O PP também ganhou uma das vagas para a disputa no Senado, com Ana Amélia Lemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário