Na Sessão Plenária da segunda-feira, 10, o vereador Juliano Roso apresentou projeto que regulamenta descarte de artefatos que contenham mercúrio metálico e demais metais pesados em lixo doméstico e comercial no município de Passo Fundo. O projeto prevê que os produtos descartados devem ser separados e acondicionados em recipientes adequados para destinação específica, os quais devem ser disponibilizados pelos fabricantes e representantes comerciais dos produtos e ainda que os produtos descartados devam ser mantidos intactos, como forma de evitar o vazamento de substâncias tóxicas, até sua desativação ou reciclagem.
Como justificativa Juliano afirma que o projeto visa colaborar para a solução de um sério problema ambiental que é o descarte de metais pesados proveniente de pilhas, baterias de celulares e outros produtos usados em grande escala na sociedade. “É necessário que, não somente os órgãos públicos responsabilizem-se pelos resíduos que de uma forma ou de outra representam perigo à saúde humana”, defende Roso.
Atualmente esse material acaba no aterro sanitário da cidade, contaminando o meio ambiente e, sabe-se que quando misturado ao lixo comum, impede o aproveitamento da matéria orgânica na usina de reciclagem de lixo. “Apenas uma pilha de relógio pode contaminar mais de uma tonelada de matéria orgânica de lixo doméstico ou mil metros cúbicos de água”, finalizou o vereador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário