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sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Educadores defendem o ENEM

Suspenso desde o início desta semana, por erros na impressão de um lote das provas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está suscitando um debate esperado desde a reformulação do exame pelo Ministério da Educação, em 2009. Criado, em 1998, com o objetivo de avaliar o conhecimento dos alunos do ensino, o Enem passou, no governo Lula, a representar a democratização do acesso às universidades públicas e particulares.
No ano passado, o Exame passou a usar uma mesma questão para testar o conhecimento do aluno em diversas disciplinas. Nos últimos dois anos, o Exame sofreu um descrédito, devido a falhas na aplicação. Issso, no entanto, alertam educadores brasileiros, não tira o mérito da importância da prova para a qualidade do ensino.
O professor da Associação Beneficente Sargento Cordeiro (ABSC) Cristiano Fretta, que prepara alunos para o Enem e vestibulares, aprova o exame de avaliação do ensino médio, aplicado pelo Ministério da Educação (MEC). “É uma prova que estimula o raciocínio lógico e evita que os estudantes se utilizem do famoso decoreba para as provas. Além de serem questões interdisciplinares, que acabam com a separação das áreas, principalmente português e literatura”, argumenta.
Outro aspecto apontado por Fretta, que justificaria o estranhamento de alguns profissionais da área e dos alunos com o Enem, é que, a avaliação do aprendizado por meio do exame reflete a qualidade do ensino em sala de aula ao longo do ensino fundamental e médio. “O ensino brasileiro não aplica o conteúdo de forma interdisciplinar como está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Então, quando o aluno chega ao Enem, estranha”, fala.
Segundo o secretário de Educação de Canoas, Paulo Ritter, que trabalhou no MEC, a participação dos estados e dos municípios é fundamental para orientar os professores a seguir os PCNs. Os parâmetros podem ser adaptados a cada região do país, pelos gestores municipais e estaduais, que têm auntonomia para isso. Ritter considera que a metodologia interdisciplinar, que trabalha as diferentes áreas de forma transversal, é um desafio mundial da educação. “É preciso unir os conteúdos das diversas áreas do conhecimento, tirando do professor o trabalho segmentado”.
Paulo Ritter foi um dos criadores do primeiro curso popular preparatório do Enem, na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), e defende que o Exame é fundamental para propiciar o acesso dos alunos que não teriam condições de ingressar nas universidades particulares. O Enem possibilita que estes alunos alcancem a média necessária para conquistar a bolsa de estudo do Programa Nacional Universidade para Todos (ProUni). “Os erros que ocorreram nestes dois últimos anos não podem ser motivo para questionar o Exame em si. Aqui na Ulbra, por exemplo, por meio do Enem, 700 alunos estudam ou se formaram com o ProUni”, salienta.
Reitores defendem o exame
Reitores de universidades federais declararam nesta quarta-feira, 10, apoio ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso nas instituições públicas de educação superior. Eles avaliam que as falhas ocorridas, neste fim de semana, não afetam a sua credibilidade. As falhas ocorreram em função de erros de impressão no caderno de respostas, no primeiro dia de prova (sábado, 6).
O Conselho Nacional de Secretários de Educação também se manifestou, por meio de nota oficial, nesta quarta (10), em apoio ao Enem. A presidente Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde falou com o Sul21 e reiterou a posição dos secretários estaduais de Educação. “Há mais de dois anos trabalhamos com o MEC para buscar a democratização do Ensino Médio e Ensino Superior. Nestas discussões surgiu a reformulação do Enem, que entendemos como uma ferramenta importante, especialmente para a entrada na universidade”, salientou.
Segundo a presidente, que é secretária de Educação do Paraná, ao se propor um processo avaliativo dos alunos está se propondo também uma avaliação do que os alunos estão aprendendo. “Por isso, apoiamos que se tenha uma avaliação. Precisamos saber o que de fato estamos ensinando aos nossos alunos”, disse Yvelise.
Sobre a aplicação da prova e os problemas ocorridos este ano, Yvelise diz que com a universalização da prova, o Enem assume uma enorme dimensão, tornando impossível que o controle seja feito por único órgão.
Máfia dos vestibulares
O professor de literatura e blogueiro Idelber Avelar ressalta dois aspectos do debate que surgiu sobre o Enem ao longo da semana. Um é sobre a importância do Exame para acabar com o atual processo de vestibular brasileiro, que favorece a lógica de mercado da educação com a propagação exponencial dos cursinhos pré-vestibulares, que priorizam a decoreba e não valorizam a interpretação, a leitura, o raciocínio lógico, a análise do conteúdo aplicado à sua realidade nem os temas que cercam o cotidiano dos jovens.
“Existem arranjos entre editoras e pequenas universidades, por exemplo, que fazem um verdadeiro cartel de livros que precisam ser adotados pelos cursinhos, que alimentam a máfia da indústria de preparação para o vestibular”, acusa Avelar. Ele defende o Enem e argumenta que, na sua maioria, os professores das escolas brasileiras aprovam o exame de âmbito nacional, proposto pelo MEC.
O professor, que hoje vive fora do país, conta que chamou a sua atenção a repercussão dada às falhas do Exame, no final de semana. “Fiquei impressionado com os ataques virulentos da imprensa às falhas de parte das provas. E, se tu fores fazer uma comparação, os problemas das provas este ano atingem um universo de 0,06% de todo o processo de aplicação do exame, que é o mesmo percentual de urnas anuladas na eleição. Vocês ouviram falar tanto em urnas anuladas este ano?”, questiona.
Novas provas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (10), em Moçambique, que “a Polícia Federal vai fazer todas as investigações para saber o que aconteceu efetivamente”. Lula declarou que, “se for necessário”, o Ministério da Educação realizará novas provas. E frisou: “o Enem vai continuar sendo fortalecido e nenhum jovem vai ficar sem cursar a universidade”.
A suspensão da validade das provas do Enem deixa em aberto o destino que será dado a pelo menos 48.458 vagas oferecidas por instituições federais. Das 84 universidades e instituições que participam do exame, este ano, 36 dependem exclusivamente do exame para selecionar os alunos que ingressarão na universidade.
Participação
Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que concluíram o ensino médio em anos anteriores. O Enem é obrigatório para os estudantes que concorrem a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular. No caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), por exemplo, a média do aluno que faz o Enem representa 20% da nota do vestibular. Mas, o exame não é critério obrigatório para realizar o vestibular da Ufrgs.
As universidades possuem autonomia e podem optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:
- Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
- Como primeira fase;
- Combinado com o vestibular da instituição;
- Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular

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