O processo de mobilização pela Ferrosul, que teve início aqui em Passo Fundo em setembro do ano passado, atinge agora um momento de grande amplitude.
Prova disso foi a grande reunião que ocorreu no último dia 24 de fevereiro na Gran Palazzo e que contou com a presença do presidente da Ferroeste Samuel Gomes.
Naquela ocasião mais de 150 pessoas estiveram reunidas, entre elas expressivas lideranças políticas, empresariais e comunitárias, demonstrando que este tema tem grande impacto na estrutura econômica da nossa região. Prefeitos, vereadores, deputados estaduais, líderes de cooperativas, instituições de ensino, ONG´s, sindicatos e uma série de outros segmentos se manifestaram reforçando a importância de estarmos incluídos enquanto região neste importante movimento.
A região Norte do Rio Grande do Sul, que tem Passo Fundo como principal município abrange mais de cem cidades com uma população de um milhão de habitantes. Grande parte da produção de alimentos e biodiesel do Estado é originária desta região, por isso a importância da ligação ferroviária com o porto de Rio Grande e com os estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
A principal resolução tomada na reunião foi o envio de uma carta a Ministra Chefe da Casa Civil Dilma Roussef pedindo a inclusão da obra no Programa de Aceleração do Crescimento - PAC II.
A carta a ministra Dilma afirma: “Sabemos que a Ferrosul já está em avançado processo de consolidação, abrangendo os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, estabelecendo ali um importante corredor produtivo, tanto de exportação quanto no recebimento de matérias-primas e insumos. No entanto o Rio grande do Sul não está interligado a este processo, que sem o nosso estado não fará a ligação Norte/Sul.
Nesse sentido, entendemos de vital importância para a concretização da Ferrosul que está obra, desde os estudos de viabilidade passando pelo projeto de impacto ambiental e projetos de engenharia e construção seja incluída no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II, visto que os valores necessários a este só serão possíveis com a chancela do Governo Federal.
Através desta, as entidades supra assinam este documento solicitando que a Exma. Ministra Chefe da Casa civil Dilma Roussef receba este conjunto de entidades que representam mais de cem municípios do Norte do Rio Grande do sul compondo um universo de mais de um milhão de habitantes.
Certos de sua atenção e pronto atendimento esta região lhe deseja saúde para que Vossa Excelência possa cumprir a sua missão.
Para que esta grande mobilização possa ser vitoriosa é necessário que a região atue cada vez mais com unidade e amplitude. Nossa principal tarefa neste momento é garantir uma audiência com a ministra para incluir a Ferrosul no PAC II. Aproveito para valorizar o papel do Comitê Pró-Ferrosul que tem sido um instrumento importante de mobilização e unidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário